
A Polícia Federal (PF) desencadeou uma operação em Presidente Prudente, São Paulo, denominada Sem Desconto, que investiga fraudes relacionadas a descontos indevidos em aposentadorias e pensões. O foco da operação são sindicatos e servidores públicos que supostamente participaram de um esquema que resultou em cobranças irregulares que somam R$ 6,3 bilhões. Em decorrência do escândalo, o presidente do INSS foi afastado de suas funções. Entre os anos de 2019 e 2024, as entidades envolvidas realizaram cobranças indevidas de aposentados e pensionistas.
Nesta quarta-feira (14), a PF cumpre dois mandados de busca e apreensão. Os mandados judiciais foram autorizados pela 10ª Vara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal e cumpridos na cidade de Presidente Prudente/SP. O objetivo desta fase é apurar a atuação de um operador financeiro ligado a uma das entidades investigadas, suspeito de ter adquirido veículos de alto valor com recursos oriundos da fraude aos aposentados.
O afastamento do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, foi uma das consequências diretas do escândalo, que também levou à demissão do então ministro da Previdência, Carlos Lupi. A PF destacou que o INSS falhou em agir diante de alertas sobre as fraudes, mesmo após receber diversas denúncias sobre descontos não autorizados.
*Reportagem produzida com auxílio de IA/Jovem Pan
A Estátua da Liberdade da Havan, instalada em frente à loja da rede em Guaíba,…
Obs.: As Vagas Aqui Listadas Estão Sujeitas A Sofrer Alterações A Qualquer Momento, Sem Aviso-Prévio.…
O sábado 13 de dezembro, data que ficou marcada para o elenco do MALUMA centro…
Segunda-feira ainda de tempo instável em todo o Paraná, com pancadas de chuva e temporais…
Por volta das 15h00 de ontem (14), uma equipe da PM foi acionada para atender…
Um roubo a residência foi descoberto de forma inusitada e terminou com a prisão de…
This website uses cookies.