
Foto: Cesar da funeraria
Uma foto tirada pelo Cesar da funerária de Tupãssi no cemitério municipal, mostra uma formação de nuvens, um círculo, de onde a impressão e que uma corrente de vento forte circula nessa área.
“Boa noite, olha só o que vimos hoje, assustador, parece filme, mas é real, parece um vulcão de ponta cabeça”, comenta Pedro, morador do Jardim Paraná.
“Isso ocorrendo agora aqui no cemitério de Assis coisa muito estrada, nuvens que da até medo”, comentou Cristiano.
O que diz o Simepar sobre a nuvem?
“É uma nuvem de tempestade com formação de nuvens tipo shelf cloud (traduzida em português como nuvem prateleira – tradução literal). As franjas (que são as shelf clouds) delimitam os contornos de uma área de rajadas de vento produzidas pelo escoamento descendente (vento mais frio gerado no interior da nuvem pelo arrasto do ar devido a queda da chuva no centro da tempestade). A formação deste evento está um tanto irregular, buscando no google vc acha muitos outros exemplos similares. Como tempestade impressiona e pode causar problemas localmente, mas não é raro e acontece em condições meteorológicas como visto hoje. Se puder confirmar o horário e em qual direção está o ponto de vista do cidadão que tirou a foto podemos mostrar no radar como essa tempestade foi vista pelo equipamento”, relata Marco Jusevicius, representante do SIMEPAR.
Veja mais imagens abaixo:
Após essa formação, ventos fortes atingiram a região oeste, entre eles, na rodovia que liga Assis Chateaubriand a Toledo, vários galhos espalhados pela rodovia.
Veja o video abaixo:
Video abaixo mostra plantação de milho tombada pelo forte vento.
O pavilhão do produtor do Ceasa de Cascavel também teve danos com o temporal, um conjunto de folhas de zinco derrubado, que ao sair da estrutura atingiu dois carros, uma Kombi e um caminhão. Os quatro veículos ficaram danificados com o incidente.

Em outra imagem mostra no Ramal Jacutinga, perto de Terra Nova
O temporal na região Oeste e Sudoeste do Paraná causou estragos em imóveis, quedas de árvores e ainda desligamentos de energia, na tarde desta sexta-feira (9).
Em Cascavel, o Corpo de Bombeiros foi acionado para quatro atendimentos devido ao temporal, já a Defesa Civil teve 30 chamados. Além dos diversos danos na cidade, há 3.264 unidades consumidoras desligadas. De acordo com a Copel, os trabalhos das equipes seguem até que todos os consumidores sejam religados.

Por conta dos temporais, há desligamentos registrados em:
- Guaíra – 4.096 unidades consumidoras;
- Catanduvas – 3.402 unidades consumidoras;
- Cascavel – 3.264 unidades consumidoras;
- Foz do Iguaçu – 2.449 unidades consumidoras;
- Mariópolis – 1.382 unidades consumidoras.
Tempestades afetam fornecimento de energia no Oeste e Sudoeste do Paraná
A Copel informou que equipes de manutenção trabalham no restabelecimento do fornecimento de energia em diversos municípios do Oeste e Sudoeste do Paraná atingidos por tempestades na tarde desta sexta-feira (9).
Entre as cidades mais afetadas estão Guaíra, com 4.096 unidades consumidoras desligadas; Catanduvas, com 3.402; Cascavel, com 3.264; Foz do Iguaçu, com 2.449; e Mariópolis, com 1.382 unidades sem energia.
As equipes seguem mobilizadas e os trabalhos continuarão até que o fornecimento seja totalmente restabelecido.