Categories: Assis Chateaubriand

IV Conferência Municipal dos Direitos do Idoso: Um compromisso com a equidade e participação

Nesta quinta-feira (24), Assis Chateaubriand realizou a IV Conferência Municipal dos Direitos dos Idosos, realizada no Centro de Convenções. O evento, fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Assis Chateaubriand, o Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos e a Secretaria Municipal de Assistência Social e da Mulher, trouxe à tona discussões relevantes sobre o envelhecimento na sociedade contemporânea.

Com o tema central “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, a conferência buscou aprofundar o debate sobre a inclusão social e os direitos dos idosos. A palestrante convidada, Karen Gleice Fracaro, destacou a importância de se considerar a diversidade cultural no processo de envelhecimento e a necessidade urgente de promover equidade e participação ativa dos idosos na sociedade.

Solange Aparecida Malagute Tavares, Superintendente de Administração e Finanças, ressaltou a relevância da conferência como um espaço de diálogo e construção coletiva. “É fundamental que discutamos políticas públicas eficazes que garantam os direitos dos idosos, promovendo um envelhecimento digno e participativo”, afirmou.

A Secretária de Assistência Social, Susana Borella, destacou o compromisso da administração municipal com a causa dos idosos. “Nosso objetivo é fortalecer as ações voltadas para o bem-estar dos idosos, garantindo que seus direitos sejam respeitados e ampliados”, disse Borella.

O presidente da Câmara de Vereadores, Osmar Rinki, enalteceu o papel do evento na conscientização da sociedade sobre os desafios enfrentados pelos idosos. “Precisamos unir esforços para construir uma sociedade onde os idosos sejam valorizados e respeitados”, declarou Rinki.

Representando os idosos no Conselho do Idoso e a Comissão Organizadora da Conferência, dona Fani Tereza Magalhães Pereira e o vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Rogério Yudi, marcaram presença e contribuíram com suas experiências e perspectivas para enriquecer o debate.

Durante o período da tarde, os participantes se dividiram em cinco grupos, onde diversos eixos foram debatidos. As discussões giraram em torno de temas como saúde, inclusão social, acessibilidade e direitos humanos. As propostas elaboradas pelos grupos foram posteriormente apresentadas a todos os participantes, e colocadas em apreciação.

Além das discussões, a conferência também contou com apresentações culturais que celebraram a diversidade e o legado cultural dos idosos. As atividades culturais proporcionaram momentos de integração e valorização das experiências vividas pelos participantes ao longo dos anos.

Foram eleitos como representantes governamentais Andreia Neves, como titular, Juliana Scalcon como suplente e Suely Papke e Maria Oliva, não governamentais, e assim irão representar o município na Conferência estadual que acontece no final do mês de agosto em Foz do Iguaçu.

Redação Policial Web

Recent Posts

Encerramento do Projeto Psicossocial Famílias Instruídas, Filhos que Desenvolvem 2025

Na noite de quinta-feira (11), no Centro de Convivência dos Idosos (CCI), aconteceu o encerramento…

1 dia ago

Encontro Fortalecendo Vínculos Natalino celebra união e cidadania

Na noite da última quinta-feira (11), no Centro de Eventos Ângelo Micheletto foi realizado o…

1 dia ago

Município de Assis Chateaubriand é representado na 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, em Brasília

A 14ª Conferência Nacional de Assistência Social foi realizada entre os dias 06 e 09…

1 dia ago

Imagem de satélite mostram a quantidade de raios em nossa região nesta sexta-feira (12)

A foto mostra centenas de registro de raios em nossa região, próximo das 15h00 de…

1 dia ago

Estado lança campanha para reforçar cuidados e prevenir picadas de escorpiões

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) está reforçando as ações de controle e prevenção dos…

1 dia ago