
A semana inicia com condições climáticas instáveis no Paraná, devido à intensificação de um sistema de baixa pressão sobre o Sul do Brasil. De acordo com o Simepar, áreas de instabilidade se espalham pelo estado, resultando em chuvas ao longo do dia. As temperaturas seguem elevadas, mas com variação devido à nebulosidade e precipitações.
Na região oeste, as cinco maiores cidades apresentam as seguintes previsões:
Assis Chateaubriand – Mínima de 20°C e máxima de 30°C, com pancadas de chuva a qualquer momento e céu encoberto.
Cascavel – Mínima de 18°C e máxima de 27°C, com possibilidade de pancadas de chuva ao longo do dia e risco de tempestades isoladas.
Foz do Iguaçu – Mínima de 22°C e máxima de 29°C, com períodos de chuva e possibilidade de trovoadas.
Toledo – Mínima de 20°C e máxima de 30°C, com pancadas de chuva a qualquer momento e céu encoberto.
Marechal Cândido Rondon – Mínima de 21°C e máxima de 31°C, com previsão de chuva forte e ventos moderados.
Medianeira – Mínima de 20°C e máxima de 29°C, com chuvas ocasionais e períodos de sol entre nuvens.
A recomendação é para que a população fique atenta às atualizações meteorológicas e siga as orientações da Defesa Civil, especialmente em áreas suscetíveis a alagamentos e temporais.
ESTADO
Na segunda-feira o tempo segue instável sobre o Paraná, ainda sob influência de um sistema de baixa pressão em superfície, que continua atuando sobre o Sul do País. A presença deste sistema favorece a formação de áreas de instabilidade principalmente a partir da tarde em todas as regiões paranaenses (inclusive com risco de temporais pontuais). Durante a manhã o sol aparece, contribuindo para elevação das temperaturas, por isso fica bem abafado.
Na terça-feira o tempo permanece instável no estado, com possibilidade para chuvas em vários momentos. Massa de ar que predomina no Paraná é aquecida e úmida, e nota-se também o avanço de um sistema frontal pelo oceano. Na tarde e noite, o risco para temporais (chuva, raios e vento forte) se eleva em todas as regiões. Salientando que os eventos, no geral, atuam de forma desorganizada.
Policial Web/SIMEPAR/CATVE