Na manhã desta sexta-feira (28), a Diocese de Toledo deu início à Campanha da Fraternidade 2025, com o tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31). O evento foi realizado na Cúria Diocesana de Toledo, com a presença do bispo diocesano, Dom João Carlos Seneme.
Em entrevista, Dom João destacou que a campanha deste ano, inspirada pelo exemplo de São Francisco de Assis, aborda a ecologia não apenas sob a ótica ambiental, mas também em suas diversas dimensões sociais e espirituais. “A ecologia integral trata de todas as formas de harmonia entre o ser humano e a criação. Não é só a natureza em si, mas as relações humanas, como o pecado pode afetar a criação e como devemos refletir sobre nossas ações”, explicou Dom João.
São Francisco, que completaria 800 anos de sua famosa “Cântico das Criaturas” este ano, é o exemplo central da campanha. “São Francisco viveu a sua vida de uma forma muito atual, acolhendo a todos e promovendo a harmonia com o mundo ao seu redor. Ele reconhecia a criação como irmã e irmão, e até a morte fazia parte desse ciclo”, comentou o bispo.
Além disso, Dom João ressaltou a importância de refletir sobre o cuidado com a natureza, lembrando que, sem ela, não poderemos viver. “Sem água, sem oxigênio, não vivemos. A campanha é um convite para pensarmos como cada um dos nossos gestos afeta o mundo e a criação que Deus fez”, afirmou.
A Campanha da Fraternidade 2025, que se inicia com a quaresma, segue até a Páscoa e convida todos os católicos a refletirem sobre o cuidado com o planeta e com as relações humanas, preparando-se para a renovação espiritual durante esse período.
Dom João também comentou sobre a ordenação do diácono Joaquim, que será ordenado padre em agosto. “Essa é mais uma bênção para a Diocese de Toledo, pois precisamos de sacerdotes comprometidos com a missão de anunciar o plano salvador de Deus para a nossa comunidade”, concluiu o bispo.
A campanha reforça a importância da ecologia integral, convidando todos a refletirem sobre a interdependência entre a humanidade e o meio ambiente, como um compromisso com a criação divina.
Radar Bo
Um vídeo inusitado gravado no Pantanal mato-grossense viralizou nas redes sociais nesta semana. Cobra pega…
Vários cargosO município de Assis Chateaubriand publicou na página do diário oficial, nesta sexta-feira(28), o…
A Secretaria de Educação e Cultura de Assis Chateaubriand comunica à população que, a partir…
Até o momento são 12 casos de Chikungunya e 4 de dengueO município de Assis…
O município de Assis Chateaubriand publicou nesta sexta-feira (25) a convocação de candidatos aprovados em…
A Secretaria de Saúde de Assis Chateaubriand divulgou os horários de atendimento das unidades de…
This website uses cookies.