Categories: Mundo

Trump anuncia sanções à Colômbia após Petro recusar voos com migrantes deportados

O presidente dos Estados UnidosDonald Trump, anunciou neste domingo (26) que aplicará pesadas tarifas de importação e outras sanções à Colômbia, após seu homólogo Gustavo Petro se recusar a receber aviões militares com migrantes deportados. “A recusa desses voos por parte de Petro colocou em perigo a segurança nacional e a segurança pública dos Estados Unidos, por isso ordenei à minha administração que tome imediatamente as seguintes medidas de represália urgentes e decisivas”, publicou Trump em sua plataforma, Truth Social.

O republicano enumerou, entre as medidas, “tarifas de 25%”, restrições de viagem e revogação “imediata” de vistos para funcionários do governo colombiano.

O governo colombiano se recusou a aceitar os voos com migrantes deportados com base nos relatos de brasileiros que chegaram ao país algemados e que acusam agentes de imigração americanos de terem agido de forma agressiva, o que fez o presidente Gustavo Petro recusasse os voos de deportação para seu território. Em resposta à situação, o Itamaraty solicitou esclarecimentos ao governo dos Estados Unidos sobre o que classificou como “tratamento degradante” dos brasileiros durante o processo de deportação.

Os migrantes relataram ter enfrentado agressões e ameaças, além de terem permanecido algemados por 50 horas em condições inadequadas, sem ar condicionado.

Os brasileiros deportados chegaram ao Brasil na noite de sexta-feira (24). Eles ficaram em Manuas, Amazonas, durante um dia devido a falhas na aeronave dos Estados Unidos. O grupo só chegou no sábado (27) a Belo Horizonte.

Jovem Pan

Redação Policial Web

Share
Published by
Redação Policial Web

Recent Posts

Estado lança campanha para reforçar cuidados e prevenir picadas de escorpiões

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) está reforçando as ações de controle e prevenção dos…

2 horas ago

Simepar e Defesa Civil alertam para tempestades severas no Oeste e Noroeste nesta sexta

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) e a Defesa Civil Estadual…

4 horas ago

EUA se preparam para apreender mais petroleiros na costa da Venezuela, dizem fontes

Na última semana, a administração norte-americana deu um passo até então inédito na sua longa…

5 horas ago

Alto Piquiri se despede de Maria Célia, ex-primeira-dama do município

A cidade de Alto Piquiri vive um dia de grande comoção após a morte de…

5 horas ago