Categories: Brasil

AGU dá 72 horas à Meta para comunicar suas novas políticas sobre checagem de informações

A notificação da AGU para a Meta foi uma ordem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dada durante reunião sobre o tema realizada nesta sexta-feira (10) no Palácio do Planalto

O presidente da República Luis Inácio Lula da Silva deu 72 horas à Meta para explicar como as novas políticas da empresa sobre checagem de conteúdo irão afetar o Brasil, anunciou nesta sexta-feira (10) o advogado-geral da União, Jorge Messias. “Em razão da ausência de transparência dessa empresa, nós apresentaremos uma notificação extrajudicial e a empresa terá 72 horas para informar o governo brasileiro qual é de fato a sua política para o Brasil”, declarou Messias aos jornalistas após ordem dada por Lula durante reunião sobre o tema realizada nesta sexta-feira (10) no Palácio do Planalto.

O ofício enfatiza a relevância da proteção dos direitos fundamentais e solicita que a Meta esclareça suas ações em relação a questões como violência de gênero, proteção de menores e discurso de ódio. Jorge Messias, chefe da AGU, criticou a falta de transparência da Meta em relação à sua nova política e alertou que ações legais poderão ser consideradas caso a empresa não se manifeste.

Recentemente, Mark Zuckerberg anunciou uma mudança significativa na política da Meta, que permitirá que suas plataformas deixem de contar com agências de checagem para a verificação de informações. Além disso, essa nova abordagem possibilitará a recomendação de conteúdos políticos, o que gerou preocupações sobre a disseminação de informações potencialmente enganosas.

Lula expressou sua desaprovação em relação a essa nova postura da Meta, destacando a importância da responsabilidade na comunicação digital. O presidente enfatizou que a integridade das informações é crucial para a sociedade e que as plataformas têm um papel fundamental na promoção de um ambiente seguro e respeitoso para todos os usuários.

Jovem Pan, Reportagem produzida com auxílio de IA

Redação Policial Web

Recent Posts

Encerramento do Projeto Psicossocial Famílias Instruídas, Filhos que Desenvolvem 2025

Na noite de quinta-feira (11), no Centro de Convivência dos Idosos (CCI), aconteceu o encerramento…

26 minutos ago

Encontro Fortalecendo Vínculos Natalino celebra união e cidadania

Na noite da última quinta-feira (11), no Centro de Eventos Ângelo Micheletto foi realizado o…

27 minutos ago

Município de Assis Chateaubriand é representado na 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, em Brasília

A 14ª Conferência Nacional de Assistência Social foi realizada entre os dias 06 e 09…

27 minutos ago

Imagem de satélite mostram a quantidade de raios em nossa região nesta sexta-feira (12)

A foto mostra centenas de registro de raios em nossa região, próximo das 15h00 de…

29 minutos ago

Estado lança campanha para reforçar cuidados e prevenir picadas de escorpiões

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) está reforçando as ações de controle e prevenção dos…

3 horas ago