Um avião de pequeno porte, modelo Cessna Aircraft 182S, caiu em uma fazenda, no município de Aquidauana, no Pantanal de Mato Grosso do Sul, na tarde da última sexta-feira (27/12). As informações foram divulgadas neste domingo (29/12).
Três pessoas que estavam a bordo foram resgatadas com vida após uma operação aérea mobilizada pelas autoridades. A aeronave caiu em uma área remota, de difícil acesso, cercada por vegetação alagada típica do bioma pantaneiro.
O resgate foi conduzido por equipes da Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo e do Departamento de Operações de Fronteira (DOF), que tem base em Dourados (MS).
De helicóptero, os agentes se deslocaram até o local, uma vez que o acesso por terra era inviável. As vítimas foram localizadas e levadas para uma unidade de saúde em Aquidauana, onde receberam atendimento médico. As identidades e o número exato de ocupantes a bordo não foram divulgados.
Imagens do local mostram o monomotor tombado de ponta-cabeça em meio à vegetação alagada.
Veja:
Aeronave não podia fazer táxi aéreo
Aeronave não podia fazer táxi aéreo
A aeronave, de prefixo PT-WPI, pertence à empresa Ibitiguaia Agropecuária Ltda., conforme registro na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Fabricada em 1997, o modelo não possui certificação para operar como táxi aéreo.
Embora o acidente tenha ocorrido na sexta-feira, somente neste domingo (29/12) as informações sobre o caso foram divulgadas pelas equipes envolvidas na operação de resgate. A Polícia Militar também foi acionada e acompanhou o atendimento da ocorrência.
As causas da queda ainda não foram esclarecidas. Uma investigação será conduzida por técnicos da Anac e do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) para apurar fatores mecânicos, meteorológicos ou humanos que possam ter contribuído para o acidente.
Metropoles