Jornal Assis Urgente: Nelson Boiago recebe homenagem na Câmara de Vereadores

A Câmara de Vereadores de Assis Chateaubriand entregou na noite de ontem (5), em Sessão Solene, o honroso título de Cidadão Honorário do Município para Nelson Boiago. A iniciativa foi da vereadora Franciane Sonni Martins Micheletto, por meio de decreto legislativo aprovado por unanimidade pelos pares da casa. Com o recinto completamente lotado, Nelson Boiago recebeu a homenagem pelos relevantes serviços prestados ao povo chateaubriandense como cidadão, político e esportista.

Honestidade, trabalho, família e a fé são bens preciosos de nossas vidas.

Nelson Boiago nasceu em Gastão Vidigal-SP em 09 de dezembro de 1945, filho de Antônio Boiago e Augusta Boer. Sua família é composta por 8 irmãos: Laerte, Décio, Aparecido, Moacir e Maria Helena (In Memoriam), e Lurdes, Ana Pinelli e Luíza. Nelson tem 7 netos e uma bisneta. Em 1950, juntamente com seus pais e irmãos, se mudaram para Astorga, depois Planaltina do Paraná. Em Comur, próximo a Planaltina, conheceu e casou-se com Neusa Candido (in Memoriam), com quem teve 4 filhos: Neli Aparecida, Nelson José, Neucilene e Maria Neuza (as duas últimas In Memoriam). Em 1988 nasceu Nayara, fruto de seu relacionamento com Gildete Parisoto.

Em 1963 Nelson chegou em Assis. O primeiro emprego foi o de motorista de caminhão. Tempos depois fundou sociedade com os irmãos, atuaram no comércio de tecidos e confecções, transportadora, compra e venda de cereais e agricultura. Nelson cuidava da administração e área comercial. Atualmente é agricultor.

Começou na política em 1977 como vereador de Assis pelo MDB. Foi vereador por quatro mandatos, o primeiro teve a duração de 6 anos. Foi 3 vezes presidente da Câmara Municipal, vice prefeito por uma vez.

Como vereador, Nelson mostrou-se firme em suas decisões e sempre atuou no campo da moralidade e fiscalização do erário público. Durante os períodos que foi vereador trabalhou para que não houvesse aumentos de salários dos vereadores com índices diferentes aos oferecidos para o funcionalismo público.

Entre tantas conquistas para Assis, há algumas que marcaram sua trajetória política, como o empenho para a aquisição da sede da Câmara Municipal em 1986, que contou com a ajuda e apoio de Osvaldo Laghi e Edilson Alencar. Com Koite Dodo, ajudou na negociação da dívida de impostos da Colonizadora Norte do Paraná com a prefeitura de Assis, o que beneficiou o município com uma área de terra aproximada de 50 alqueires. Empenhou-se também na aprovação na Câmara Municipal para a doação do terreno para a Igreja São Francisco de Assis.

Na área do esporte, foi presidente da LIFAC (Liga de Futebol de Assis Chateaubriand). Na sua administração foi construída a sede da entidade. Ajudou na formação de árbitros, promoveu eventos beneficentes, dos quais se destaca o de 1987. Nesse ano, um acidente tirou a vida de 20 pessoas do Ramal Pimenta, eram na maioria jogadores do E.C. Rio Branco. Nelson então conseguiu junto à Federação Paranaense de Futebol a vinda do time do Atlético Paranaense para um jogo apresentação com a seleção da Liga no Estádio Manoel de Souza Ramos, toda a renda foi revertida para as famílias das vítimas do acidente de 04 de janeiro de 1987. Através do esporte movimentou a comunidade local e regional. Foi presidente da Autarquia de esportes. Vice-presidente da Federação Paranaense de Futebol e membro efetivo do Conselho fiscal da FPF.

Outro evento marcante foi em benefício das crianças de Assis, que tiveram um dia de diversão e recreação no estádio municipal com lanches e bebidas grátis, o evento contou com quase 5 mil pessoas. No comando de Nelson, Assis e região tiveram lugar de destaque no esporte paranaense.

Atualmente Nelson não ocupa nenhum cargo político ou na área do esporte, mas é um apaixonado por Assis e sua gente. Atualmente dedica seu tempo a família e a coluna (Acredite se quiser), do O Jornal O Regional, espaço onde expõe os problemas da cidade, sugere melhorias, aponta caminhos, elogia, critica, sempre visando o bem comum e com linguagem simples e verdadeira. Nelson mantém suas conversas com as lideranças do município em dia, com um só objetivo: o bem e a prosperidade de Assis Chateaubriand.

Portal Boa Notícia

Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Leave a Reply