Operação Desviados II: Vídeo mostra policiais dividindo mercadorias apreendidas

Um vídeo utilizado nas investigações da Operação Desviados II, em Foz do Iguaçu, mostra policiais militares dividindo diversos aparelhos apreendidos. Os objetos eram novos e estavam lacrados. Foram cumpridos, nesta data, 15 mandados de prisão preventiva e suspensão do exercício das funções públicas, além de 23 mandados de busca e apreensão, nos Municípios de São Miguel do Iguaçu, Missal, Foz do Iguaçu e Cláudia/MT, sendo um deles cumprido nas dependências da 2ª Companhia da Polícia Militar de Medianeira. 

Todos os alvos são Militares lotados.  A investigação apura a suposta prática, pelos agentes, dos delitos de organização criminosa, peculato, prevaricação e falsidade ideológica. 

Durante as investigações, restou demonstrado, a princípio, que os Policiais Militares alvos, utilizando-se do cargo público que ocupavam, ao abordarem pessoas com mercadorias oriundas do estrangeiro (especialmente Paraguai), sem o devido pagamento de tributos, se apropriam indevidamente de parte ou totalidade dos produtos, com liberação do abordado, incidindo, assim, nos crimes militares de peculato e prevaricação.

Ainda, para conferir aparente legalidade à abordagem, registravam boletins de ocorrência ideologicamente falsos, com informações genéricas, sem a descrição pormenorizada dos produtos apreendidos, o que lhes facilitava o suposto desvio de parte ou totalidade da carga. 

Tarobá News

Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Leave a Reply