Avaliação diagnóstica com alunos do 1º ao 5º ano será realizada em Assis Chateaubriand

Aulas presenciais são retomadas em todas as escolas municipais

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, do município de Assis Chateaubriand, no período de 28 de junho a 09 de julho de 2021, estará aplicando em toda a Rede Municipal de Ensino do 1°ano ao 5° ano do Ensino Fundamental uma avaliação diagnóstica, previstas no Plano Municipal de Retorno às Aulas Presenciais Decreto Municipal 168/ 2021, conforme termo de compromisso com o protocolo da COVID – 19, assinado pelos pais e responsáveis, em que estes se comprometem as levar o aluno (a) para realização da avaliação presencial na escola ou quando forem solicitadas.

As escolas estarão convocando os educandos a comparecerem na data prevista, para a realização dessa avaliação. Aos pais e responsáveis que requereram a avaliação remota, deverão entrar em contato com a escola de seu filho. 

Esta avaliação tem por objetivo fazer uma sondagem sobre a aquisição dos conteúdos adquiridos durante o ensino remoto, e verificar como está a aprendizagem dos alunos (as) em todos os níveis.

Trata-se de uma ferramenta que fornecerá informações sobre o quanto os estudantes dominam determinados conhecimentos, habilidades e competências. Dessa forma, será possível mapear os avanços e dificuldades das turmas e de cada aluno (a), o que funciona como um diagnóstico educacional. Tais avaliações não buscam classificar os resultados individuais dos alunos ou comparar resultados entre as escolas.

 A partir desta avaliação será traçado um plano de ação para recuperação dos conteúdos, verificando as principais necessidades de cada escola e alunos, priorizando principalmente as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Essa recuperação acontecerá paralela ao ensino, e contará com o suporte da Secretaria Municipal de Educação, para assegurar que todos os educandos tenham oportunidades igualitárias de aprender e se desenvolver.

Nesse momento de retorno às aulas presenciais, será indispensável à interação, trabalho e dedicação de todos nós, a equipe da Secretaria Municipal de Educação, os professores e os pais, para que juntos, consigamos superar os desafios presentes na aprendizagem dos alunos.

Aulas presenciais são retomadas em todas as escolas municipais, com 4° e 5° ano, apoio pedagógico e sala multifuncional

Com o sucesso do Plano Piloto na Escola Municipal Heitor de Alencar Furtado que aconteceu no período 19 e 20 de maio de 2021, em que foi realizada uma amostragem em que todos os profissionais da escola foram testados antes do início das aulas presenciais e novamente após 15 dias de aulas presenciais, em que se verificou que nenhum funcionário foi contaminado nesse período e também nenhuma criança foi contaminada, dessa maneira  foi possível confirmar que o cumprimento dos protocolos de biossegurança adotados pelo Município de Assis Chateaubriand assegurou a mitigação dos riscos de contaminação em ambiente escolar.

Assim, na data de ontem, dia 24 de junho de 2021, ocorreu o retorno às aulas presenciais de maneira gradativa, híbrida: remota, presencial e escalonada, iniciando com 5° e 4° ano e salas de apoio e multifuncional, sendo esse retorno condicionado à autorização dos responsáveis legais, com exceção de crianças que pertençam ao grupo de risco, que não poderão retornar às aulas presenciais, assegurando-lhes todos os direitos educacionais.

Para garantir a segurança de todos os envolvidos nesse retorno, foi realizada capacitação de todos os funcionários das escolas com a vigilância sanitária quanto ao uso adequado de todos os EPIs, as rotinas de higienização e protocolos de biossegurança. Foi entregue aos servidores das escolas envolvidos diretamente no retorno do ensino presencial os EPIs necessários para manter a segurança, garantindo o distanciamento social com limitação de cada ambiente, a capacidade de pessoas em cada local com no mínimo 1,5 metros de distância, uso de álcool 70% e uma rígida rotina de higienização.

O município também forneceu aos alunos (as) uma quantidade de máscaras, para complementação das máscaras necessárias para uso durante o período em que a criança permanecer na escola.

O Município de Assis Chateaubriand, em específico da Secretaria Municipal de Educação e Cultura reafirma o compromisso com a saúde de seus munícipes em especial dos trabalhadores da educação e discentes, de maneira que nenhuma decisão colocará em risco os princípios protetivos da vida e da saúde, bem como todas as medidas adotadas estão fundamentadas em documentos e instruções normativas de órgãos superiores.

Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Leave a Reply