Em dois dias, fila por UTI covid aumenta 113% com 32 pessoas esperando leitos na região

Foto: Aílton Santos/Portal 24

Com 96% dos leitos de UTI covid ocupados na macrorregional oeste nesta quinta-feira (13), a fila de espera por uma transferência segue aumentando, dia após dia e coloca todo o sistema em alerta, com duas regionais já colapsadas. Neste momento, segundo a Central de Leitos, são 13 leitos vagos, mas já são 32 pessoas esperando pela transferência. O número de pacientes aguardando por uma terapia intensiva, com covid-19, mais do que dobrou em dois dias: elevou-se em 113%. Na terça-feira, segundo a central de Leitos, eram 15 na fila de espera, ontem já eram 26 e nesta quinta são 32 pessoas.

O sistema já está colapsado na 8ª Regional de Francisco Beltrão onde 100% dos leitos de UTI covid-19 estão lotados, ou seja, todos os 24. Situação muito similar já vive a 9ª Regional de Foz do Iguaçu com 99% de ocupação. Lá, dos 77 leitos, apenas um estava sem internação hoje cedo.

Nas demais regionais de abrangência da macro-oeste a situação também não é de tranquilidade. Na 7ª Regional de Pato Branco, dos 32 leitos de UTI covid, 2 estavam liberados hoje cedo, ocupação de 94%.  Na 10ª Regional de Cascavel são 93% dos leitos ocupados, ou seja, 8 liberados hoje cedo. Na 20ª Regional de Toledo a ocupação de leitos chega a 97%, com apenas dois deles livres.

Dos 36 pacientes que esperam por uma UTI covid neste momento no oeste, 16 são da Regional de Foz, 6 da de Toledo, 5 de Beltrão, 4 de Pato Branco e uma de Cascavel.

Portal 24h Cascavel

Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Leave a Reply