Profissional de saúde é diagnosticado com Covid-19 em Toledo

Foto: Pixabay

Toledo – Em boletim informativo realizado no início da noite desta segunda-feira (13), a Prefeitura do município de Toledo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde confirmou que um profissional da área de saúde teria testado positivo para o novo Coronavírus (Covid-19), em Toledo.

Até o momento não foi informado a função, sexo, tampouco a idade desse profissional. A única informação repassada até a veiculação desta matéria é que se trata de um médico (a), de Cascavel, mas que trabalha em Toledo. A pessoa realizou o exame em um laboratório particular do município e testou positivo para a doença. O caso ainda não foi confirmado pelo Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen), em Curitiba, responsável pela análise das amostras no Estado. No entanto os órgãos de saúde de Toledo já tratam o caso como positivo.

Segundo as informações repassadas no boletim esse (a) profissional encontra-se em isolamento domiciliar e passa bem. Ela (e), apresentou os primeiros sintomas da doença no dia 05 de abril e desde então praticou o isolamento social.

No boletim diário apresentado na tarde desta segunda-feira (13), pela Secretaria Estadual De Saúde (Sesa), o município de Toledo tem 72 casos notificados da Covid-19, sendo que 64 casos foram descartados, 07 continuam em investigação e 01 caso foi confirmado. Lembrando que o caso confirmado hoje no profissional de saúde ainda não consta no informativo da Sesa.

O médico e porta-voz do Comitê Operacional de Emergência (COE), Dr. Fernando Pedrotti, ressaltou que o profissional de saúde fez o isolamento logo que sentiu os primeiros sintomas e reiterou que o exame realizado por esse profissional é altamente confiável.

“Assim que esse profissional sentiu os primeiros sintomas da doença ele ficou em isolamento domiciliar e ficará nesse isolamento por pelo menos 14 dias. Quanto ao exame, ele foi feito em um laboratório particular por opção do paciente e nós podemos afirmar que esse exame é altamente confiável, uma vez que utiliza a mesma técnica usada pelo Lacen em seus exames”, informou, Dr. Fernando Pedrotti.

O primeiro paciente que teve a Covid-19 em Toledo é um homem de 55 anos. De acordo com as últimas informações repassadas pela Secretaria Municipal de Saúde ele encontra-se em isolamento domiciliar e está em bom estado clínico. Ele está sendo acompanhado e orientado frequentemente pelos órgãos de saúde do município. 

O homem de 55 viajou para o Estado do Mato Grosso no decorrer do mês de março e acredita-se que ele tenha contraído a doença nesta viagem. O paciente teve os primeiros sintomas da Covid-19 no final do mês de março e realizou o exame no dia 03 de abril. Ele teve a confirmação da doença no dia 07 de abril.

Dr. Fernando Pedrotti, afirma que o paciente deve ser liberado do isolamento social em breve. “É importante salientar que esse paciente encontra-se em bom estado de saúde e está recebendo todo o acompanhamento necessário, por parte dos órgãos de saúde municipais. Ele teve os primeiros sintomas há 11 dias. Se não ocorrer nenhum tipo de complicação ele será liberado do isolamento domiciliar dentro de poucos dias”, esclareceu o médico.

Fonte: Tarobá News

Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Leave a Reply