Morre ex-prefeito e pioneiro de Toledo, Avelino Campagnolo

Toledo – Faleceu no início da noite desta segunda-feira em Toledo, Avelino Campagnolo, médico, fundador e diretor do Hospital Dr. Campagnolo.Dr. Campagnolo, também era diretor proprietário das Rádios Guaçu AM, de Toledo, e Cristalina FM, de Nova Santa Rosa.

Natural de Concórdia, em Santa Catarina, nasceu em 30 de maio de 1926, e formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba.Em Toledo, iniciou as atividades profissionais no 1º hospital da cidade, a então Casa de Saúde de Toledo, pertencente à Colonizadora Maripá, em janeiro de 1957, atendendo colonizadores e familiares, que deixaram  estrutura e serviços de comunidades no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, para desbravar e desenvolver o Oeste do Paraná.

Dr. Campagnolo foi prefeito do município de Toledo entre os anos de 1964 e 1968 e secretário municipal do Interior nos anos de 1989 e 1990, além de líder político atuante, com ações de grande repercussão na defesa dos interesses da população local e regional, em manifestações privadas e públicas, como no Programa “Tribuna sem máscara”, apresentado nas tardes de sábado, na Rádio Guaçu AM.

Como 1º e um dos mais atuantes médicos de Toledo ficou conhecido em toda a região pelo atendimento de pessoas carentes, inclusive em localidades do interior, declarações e posições políticas polêmicas e a defesa intransigente da medicina preventiva, com cuidados especiais na alimentação. Dr. Campagnolo também é prestigiado na trilogia.

“O guerreiro solitário”, que resgata a trajetória singular do médico. A trilogia tem como coordenador de organização o escritor Bruno Marcos Radunz.

Fonte: Toledo News

Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Leave a Reply